Vamos listar os dez melhores figurinos da história do cinema para comprovar essa teoria.
Anos 2000
O Diabo veste Prada (The devel wears Prada, EUA – 2006).
Maria Antonieta (Marie Antoinette, EUA/França/Japão, 2006)
Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Moulin Rouge!, Austrália, EUA, 2001)
Velvet Goldmine (Velvet Goldmine, Estados Unidos/Inglaterra, 1998)
Cabaret (Cabaret, Estados Unidos, 1972)
O filme fala sobre a vida conturbada de uma cantora e dançarina americana que vivia em Berlim na época da ascensão do nazismo. As roupas e a maquiagem usadas por Sally (personagem principal, maior papel da atriz Liza Minelli) nesse filme tornaram-se símbolos de sensualidade.
Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, Estados Unidos, 1967)
Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, Estados Unidos, 1961)
Um dos filmes mais célebres da história do cinema traz Audrey Hepburn como a "call-girl" Holly Golightly, em um dos seus papéis mais importantes. O famoso vestido preto usado por Audrey na abertura do filme tornou-se ícone e foi leiloado, em 2006, por US$ 807, sendo a segunda peça do cinema com maior preço em um leilão, perdendo apenas para a estatueta do Oscar de Melhor Filme entregue para E o Vento Levou.
O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, Estados Unidos, 1955)
Comédia que entrou para a história com a famosa cena do envoaçante vestido branco de Marilyn Monroe. O modelo desse vestido tornou-se tão clássico que até hoje é reconhecido como referência à atriz.
Gilda (Gilda, Estados Unidos, 1946)
Anos 30
E o Vento Levou (Gone With The Wind, Estados Unidos, 1939)
Um dos maiores filmes da história do cinema americano que narra o romance conturbado entre uma jovem mimada e um homem rico durante a guerra civil dos Estados Unidos. Os vestidos da personagem principal foram ricamente trabalhados e mostram o seu amadurecimento ao decorrer da película