publicidade

quarta-feira, 11 de março de 2009

CINEMA ANTIGO

PARA OS INICIANTES CINEMATOGRÁFICOS

Gravar um vídeo na câmera digital de hoje em dia é mais do que fácil: liga, aperta o botão, GRAVANDO, lá está o vídeo. Mas vamos pensar em como tudo começou para entender melhor o trabalho que vamos realizar.
Quando a fotografia foi inventada, em 1820, surgiram com ela alguns populares brinquedos de animação, onde se colocavam imagens em seqüência, girando em uma velocidade considerável, causando ilusão aos olhos do ser humano.

O primeiro “brinquedo”, utilizado por adultos e crianças, foi o Taumatroscópio, disco preso a dois cordões que quando girado dava a impressão de que as figuras da frente e do verso tornavam-se uma só. Depois o Fenaquistoscópio, disco com fendas, para ser vizualizado no espelho, e o zootrópio, formado por um tambor em movimento com imagens produzidas em tiras de papel.

Zootrópio


Taumatroscópio

Roda de fenaquistoscópio


Tomando como partida a utilização do zootrópio, Thomas Edison criou o cinetoscópio, caixa de madeira com filmes perfurados girados por uma manivela, e por fim, o auge do cinema mundial: Os irmão Lumiére, projetaram imagens ampliadas em uma tela, com o cinematógrafo, em 1895, a primeira sessão de cinema oficial.

Fazendo uma relação com o que acontece atualmente, as câmeras projetam as imagens em 24 quadros por segundo, já naquela época eram projetadas na mesma velocidade que eram tiradas, imagine então a velocidade do 1° filme dos irmãos Lumiére!



Um comentário: