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sábado, 11 de abril de 2009

Computação Gráfica interfere?!

A Computação gráfica é utilizada no cinema para retoque de imagens e criação de efeitos especiais. O profissional responsável por essa area é o Designer gráfico.

O início da computação gráfica aconteceu em 1968, na Universidade de Utah, através do professor David Evans e o Dr, Ivan Sutherland. Numa época onde os computadores eram usados exckusivamente para o cálculo military e financeiro, até que nasceu a Evans&Sutherland, empresa pioneira no campo da computação gráfica cuja principal atividade era a criação de aplicações gráficas para simulaçao. Foi na E&S também que foram descobertos os grandes gênios da computação gráfica atual, como Jim Clark (fundador da Silicon Graphics), Ed Catmull (fundador da Pixar) e John Warnock (fundador da Adobe.
Muitas produtoras de video são baseadas até hoje na plataforma 3D, do software Amiga, da Commodore, equipada cp, a famosa Video Toaster. Até o começo da década de 80, vimos toda a base para indústria da computação gráfica ser criada. Graças a esses pioneiros, tivemos em 1979 o primeiro filme a utilizar efeitos de computador, TRON da Disney.







George Lucas os utilizou também em Guerra nas Estrels e, a partir daí, a computação gráfica estava estabelecida em Hollywood.






Com a evolução do hardware e principalmente do software, contamos com feitos inacreditáveis dentro da cinematografia. Em 1991, vimos um ser de metal líquido se transformar numa pessoa (Exterminador do Futuro 2). Em 1993, os dinossauros voltaram em Jurassic Park. Em 1995, tivemos o primeiro filme todo feito no computador, Toy Story






Alguns fatos importantes que estão revolucionando o mundo da computação gráfica:
• Cinema digital – está reduzindo os custos e facilitando a manipulação das imagens e cenas no computador;
• As novas ferramentas de anmação, que estão eliminando as tarefas repetitivas e dando mais tempo aos artistas para aprimorarem técnicas mais complexas;
• As modelos virtuais, que literalmente estão dando vida aos seres de computador.
• Hardwares cada vez mais poderosos, que estão diminuindo o tempo de render e de pré-visualização.
é isso por hoje!
beijo
Carol Machado

2 comentários:

  1. Opa, esqueci fontes.
    Algumas delas:
    www.computacaograficabrasil.com.br
    http://br.geocities.com/victorinooliveira/tron.html
    Livro Elemental 3 - Marks Snoswell.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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