Videomovimento - Cinema Underground
O termo underground é d eorigem de cinéfilos da "American Film critic Many Farber" no final dos anos 50, pra designar os filmes fora da linha tradicional, "anti-arte", produções independentes e os trashes.
As primeiras produções desse gênero nasceram em São Francisco, Califórnia e Nova Iorque nos EUA e também em Londres e Sydney.
Os principais nomes são Stan Brakhage, Harry Evreth smith, Maya Deren, Andy Warhol, Jonal mekos, Ken Jacobs, Ron Rice, jack Smith, George e Mike Kuchar e Bruce Corner.
O início se contextualizou como produções psicodélicas de tino experimental. Com o tempo, esse tipo de filme foi visto como - cinema de transgressão - e o - no wave cinema- e facilmente associado com a cultura punk.
Auto Retrato de Johnattan Caoette
http://www.youtube.com/watch?v=3XMpYDaawiQ
É um auto-retrato psicadélico de Jonathan Caoette, de 31 anos, que, desde os 11 anos, decidiu filmar a crónica caótica da sua infância numa família texana. A partir de vídeos amadores, super-8, mensagens em atendedores de chamadas, elementos da cultura pop dos anos 80, Caouette cria um retrato épico de uma família americana destroçada pela disfunção e reunida pelo poder do amor. O filme começa em 2003, quando Caouette tem conhecimento de uma overdose da mãe. Enfrentando os fantasmas do passado, incluindo um legado de doença mental familiar, abusos e negligências, Caouette regressa a casa para ajudar na recuperação da mãe. Mergulhando em arquivos de juventude, observamos Caouette a crescer com as câmaras, forjando a sua identidade na cultura popular. Enquanto a mãe, cuja personalidade foi gravemente alterada por um tratamento de electrochoques, passa a maior parte do tempo em hospitais psiquiátricos, Caouette cresce com os avós e em lares e famílias de acolhimento. Através dos filmes de vídeo tenta exorcizar os seus traumas. Filma toda a sua existência, a sua paixão pelo cinema underground, a comédia musical e a cultura gay. Adulto, muda-se para Nova Iorque, onde vive com o companheiro David.
Um filme bem sangrento pra aqueles que têm estômago.
...That's it...
Carol
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário